Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar o nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para saber mais, acesse nossas Política de Privacidade e de Cookies.

aceito
DÚVIDAS

foto: Fabio Minduim @minduim

QUEM SOMOS

Em 2004, a Venture Investimentos, gestora de recursos com perfil criterioso e olhar acurado, procurava empresas fora do radar com valores escondidos e grande potencial de valorização.

Mas o mundo mudou e o mercado também.

As constantes cobranças da sociedade por políticas sustentáveis e de governança fizeram com que a percepção de valor das empresas saísse de um patamar meramente econômico e financeiro e passasse pela análise do impacto que suas atividades geram na sociedade e no meio ambiente.

Diante desta realidade e da necessidade de um mundo mais responsável, nosso propósito mudou. E para que essa mudança seja efetiva apresentamos um novo conceito e uma nova marca.

A Biguá Capital tem como propósito buscar um produto com rentabilidade consistente a longo prazo, através de análises profundas de empresas com alto potencial de crescimento. Olhamos para os ativos que passam despercebidos e investem nas melhores práticas ambientais, sociais e de governança. Acreditamos que atitudes responsáveis são o melhor caminho para a construção de um patrimônio sólido.

BIGUÁ?

O Biguá é uma ave que sobrevoa praias e lagoas de toda a costa brasileira. Quem é carioca, já está acostumado a observar a revoada em formações em "V" pela orla. A Biguá Capital acredita em voos sustentados, capitaneados por líderes experientes que levam seu time para o alto. O Biguá mergulha para buscar seu alimento, não se contenta com a superfície. Da mesma forma, a Biguá Capital analisa profundamente as empresas com alto potencial de crescimento.

Assim como a ave, a Biguá Capital é uma marca do Rio.

Escolhemos um pássaro para nomear nossa gestora porque investimos nas melhores práticas ambientais, sociais e de governança, e acreditamos que atitudes responsáveis são o melhor caminho para a construção de um patrimônio sólido.

COMO FAZEMOS

A Biguá Capital mergulha fundo na busca por empresas com grande assimetria de valor e, portanto, grande potencial de valorização. Após identificá-las com base no entendimento do negócio, no seu histórico, no seu potencial de geração de valor e no valuation, aplicamos nossa análise GAS: Governança, Ambiental e Social.

Analisamos a governança da empresa em primeiro lugar e depois as questões ambientais e sociais.

Examinamos as relações da empresa com os acionistas minoritários, a formação de seu conselho de administração, a tomada de decisão, e como são avaliados os riscos.

Acreditamos que, somente com uma governança efetiva, é possível avançar nas questões ambientais e sociais, cada vez mais relevantes na agenda econômica global e na valorização das empresas.

Verificamos o verdadeiro compromisso da empresa analisada com as questões ambientais e sociais. Conversamos com os gestores, fazemos a checagem e o cruzamento de informações, para confirmar o que está sendo executado.

Entendemos que priorizar as questões ASG (GAS para nós), torna a nossa análise mais abrangente, percebendo melhor os riscos.

SÓCIOS

COMITÊ DE INVESTIMENTOS

Flavio Clemente

Sócio fundador, participa do Comitê de Investimentos da Biguá Capital. Antes de fundar a Venture, foi presidente da Cia Nacional de Hotéis (Hotel Miramar) e presidente do Riocentro.

Paulo Pavarini

Sócio desde 2017, participa do Comitê de investimentos da Biguá Capital. Atuou como membro em diversos conselhos, criou a Pavarini DTVM e foi vice-presidente do Banco do Brasil.

GESTÃO

João Paulo Reis

Sócio fundador, é o atual Diretor de investimentos da Biguá Capital. Assina os textos do blog Fora do Radar, hospedado no Portal Infomoney. Foi assessor jurídico do Riocentro.

RISCO E COMPLIANCE

Marcos Pavarini

Sócio desde 2017, foi gestor de investimentos da Senso Corretora, gestor ambiental na Brasil Ferrovias e atuou como analista de investimentos na Pavarini DTVM.

MIDDLE E BACKOFFICE

Claudio Ferreira

Sócio desde 2017, é o atual profissional responsável pelo trabalho de Midlle & Back Office da Biguá Capital. Atuou na mesma atividade, como gerente da área, na Platina Investimentos.