foto: Fabio Minduim @minduim
Em 2004, a Venture Investimentos, gestora de recursos com perfil criterioso e olhar acurado, procurava empresas fora do radar com valores escondidos e grande potencial de valorização.
Mas o mundo mudou e o mercado também.
As constantes cobranças da sociedade por políticas sustentáveis e de governança fizeram com que a percepção de valor das empresas saísse de um patamar meramente econômico e financeiro e passasse pela análise do impacto que suas atividades geram na sociedade e no meio ambiente.
Diante desta realidade e da necessidade de um mundo mais responsável, nosso propósito mudou. E para que essa mudança seja efetiva apresentamos um novo conceito e uma nova marca.
A Biguá Capital tem como propósito buscar um produto com rentabilidade consistente a longo prazo, através de análises profundas de empresas com alto potencial de crescimento. Olhamos para os ativos que passam despercebidos e investem nas melhores práticas ambientais, sociais e de governança. Acreditamos que atitudes responsáveis são o melhor caminho para a construção de um patrimônio sólido.
O Biguá é uma ave que sobrevoa praias e lagoas de toda a costa brasileira. Quem é carioca, já está acostumado a observar a revoada em formações em "V" pela orla. A Biguá Capital acredita em voos sustentados, capitaneados por líderes experientes que levam seu time para o alto. O Biguá mergulha para buscar seu alimento, não se contenta com a superfície. Da mesma forma, a Biguá Capital analisa profundamente as empresas com alto potencial de crescimento.
Assim como a ave, a Biguá Capital é uma marca do Rio.
Escolhemos um pássaro para nomear nossa gestora porque investimos nas melhores práticas ambientais, sociais e de governança, e acreditamos que atitudes responsáveis são o melhor caminho para a construção de um patrimônio sólido.
A Biguá Capital mergulha fundo na busca por empresas com grande assimetria de valor e, portanto, grande potencial de valorização. Após identificá-las com base no entendimento do negócio, no seu histórico, no seu potencial de geração de valor e no valuation, aplicamos nossa análise GAS: Governança, Ambiental e Social.
Analisamos a governança da empresa em primeiro lugar e depois as questões ambientais e sociais.
Examinamos as relações da empresa com os acionistas minoritários, a formação de seu conselho de administração, a tomada de decisão, e como são avaliados os riscos.
Acreditamos que, somente com uma governança efetiva, é possível avançar nas questões ambientais e sociais, cada vez mais relevantes na agenda econômica global e na valorização das empresas.
Verificamos o verdadeiro compromisso da empresa analisada com as questões ambientais e sociais. Conversamos com os gestores, fazemos a checagem e o cruzamento de informações, para confirmar o que está sendo executado.
Entendemos que priorizar as questões ASG (GAS para nós), torna a nossa análise mais abrangente, percebendo melhor os riscos.
Flavio Clemente
Sócio fundador, participa do Comitê de Investimentos da Biguá Capital. Antes de fundar a Venture, foi presidente da Cia Nacional de Hotéis (Hotel Miramar) e presidente do Riocentro.
Paulo Pavarini
Sócio desde 2017, participa do Comitê de investimentos da Biguá Capital. Atuou como membro em diversos conselhos, criou a Pavarini DTVM e foi vice-presidente do Banco do Brasil.
João Paulo Reis
Sócio fundador, é o atual Diretor de investimentos da Biguá Capital. Assina os textos do blog Fora do Radar, hospedado no Portal Infomoney. Foi assessor jurídico do Riocentro.
Marcos Pavarini
Sócio desde 2017, foi gestor de investimentos da Senso Corretora, gestor ambiental na Brasil Ferrovias e atuou como analista de investimentos na Pavarini DTVM.
Claudio Ferreira
Sócio desde 2017, é o atual profissional responsável pelo trabalho de Midlle & Back Office da Biguá Capital. Atuou na mesma atividade, como gerente da área, na Platina Investimentos.